domingo, 15 de novembro de 2009

Guia iniciante para o Google Wave

Google \/\/ave



Olá pessoal, com a invenção dessa nova poderosa ferramenta do Google, estou passando um conteúdo sobre: pra que serve, como usar, extensions e outras ferramentas que irá facilitar para quem ainda estiver meio perdido nessa nova futura mania.

Visual do Google Wave


Qual é o objetivo?

O Google Wave foi criado com o tema: Comunicação e colaboração em tempo real.
É isso mesmo! Ao mesmo tempo em que você se comunica com uma pessoa sobre alguma coisa (trabalho, pesquisa, etc.) você pode colaborar. E o mais legal é que você pode fazer isso em tempo real!


Quando usar o Google Wave?

TRABALHOS/PROJETOS

O Wave pode ser usado, por exemplo, com grande eficiência, para fazermos um texto que será usado em algum tipo de trabalho, pesquisa, etc...

Então, se fossemos fazer um texto para usarmos em um trabalho, por exemplo, poderiamos fazer por aqui, descartando por completo, a necessidade de estarmos juntos para conversar, pois, eu posso editar o que você escreve e você edita o que eu escrevo. Para facilitar, temos um 'Playback' (Vide Playback mais abaixo) que ajuda a ver a evolução de todo o trabalho realizado ao longo do tempo.

EVENTOS/ENCONTROS

Podemos através do Google Wave, marcar encontros, planejar festas, marcar reuniões, usando extensions que serão explicados detalhadamente mais abaixo.

CONVERSAÇÃO

Como o MSN, Google Talk, entre outros, nada impede que usemos o Google Wave como conversação instantânea. Basta abrir um Wave e adicionar quem você deseja conversar.

E-MAIL

Se você deseja passar um e-mail para algum amigo seu, você pode fazê-lo através do Wave. Pois, além de passar o conteúdo do mesmo modo como no e-mail, você pode, através dele, iniciar um projeto,evento, pesquisa, debate, etc...

Também facilita pelo fato de ser em tempo real. Eu vejo o que você está escrevendo antes de você enviar. Sendo assim, posso corrigir e/ou adicionar os conteúdos que estamos escrevendo sem ter que esperar até que eu receba.

Editando conteúdos

Um dos mais poderosos recursos que percebi é a edição de conteúdos. Com ele, podemos editar o que outro usuário escreveu. É claro que você tem que estar participando do Wave em questão para ter tal privilégio. Mas, como isso pode ser útil?

Pelo fato de podermos fazer um projeto juntos. Se estou escrevendo sobre uma nova tecnologia por exemplo:

"O Google Wave irá revolucionar o modo de como planejamos eventos. O Google é uma empresa especializada em "Computação nas Nuvens"."

Agora, já pronta minha parte do texto, outra pessoa pode ir adicionando informações sobre o Google Wave até que tenhamos um material completo de explicação dele. Para editar, basta clicar duas vezes em cima de qualquer parte do Wave e clicar em 'Edit', aí o conteúdo passa a ser editável. Como puderam notar, eu também alterei a fonte, a formatação da fonte, destaquei um termo específico, criei um link para a palavra Google, enfim, edito o texto como em um editor de textos normal. E assim você poderá fazer com seus trabalhos. Isso elimina a necessidade de estar junto para trocar informações entre os participantes do trabalho. E também, cria a possibilidade, de estar junto virtualmente, sendo que por modo físico seria impossível tal ato.

Extensions

Outra coisa bem legal são as extensões (extensions) disponíveis para facilitar o uso do Google Wave.

Um exemplo legal é o uso de mapas.

Exemplo:

Se estamos planejando de sairmos juntos e ir em algum restaurante, podemos apontá-lo no mapa. O ponto que está marcado contém o nome do restaurante que escolhi e seu endereço para que todos saibam exatamente onde é o local escolhido.

Eu coloquei um restaurante qualquer como exemplo no mapa. Quando estiver no Wave, basta clicar em cima do marcador e verá as informações nele contidas.

Temos também, para, até mesmo, completar, neste caso, a extensão do mapa, uma extensão que informa quem poderá participar ou não, do evento em questão.

Para usá-lo, clique em umas das três opções acima que sua posição já vai ser gravada. Sendo assim, podemos ver exatamente quem estará no restaurante conforme combinado.

Tags

Outra coisa importante são as tags!

Através delas, podemos organizar os Waves. Além é claro, de outras funções.

Para adicionar tags, basta clicar no símbolo (+) que aparece na parte inferior da janela que exibe o Wave. Com isso, podemos, posteriormente, criar Searches, que, respectivamente, são uma espécie de filtros para seus Waves. Se nós desejamos saber, dentro de nossos Waves, qual deles fala sobre eventos e/ou festas, basta criarmos um Search e aplicar nele uma cor específica e escolher a tag, por exemplo, 'festas' para que possamos depois, facilmente, achar todos os Waves relacionados àquele determinado assunto. Os Waves que tiverem a tag 'festas' irão ficar da cor que você aplicou no Search.

Imagem de onde fica o símbolo (+):


Anexos

Para quando estivermos trabalhando em algum projeto e/ou pesquisa, ou mesmo querendo enviar algo para alguém, podemos usar o recurso de anexar arquivos no Wave.

Para isto, basta clicar no símbolo padrão de anexo (o clips de papel) e fazer o upload do arquivo desejado. Achei interessante o fato do Wave, no caso de imagens, já criar um modo de exibição, ampliação e Slide Show da(s) foto(s) e/ou figura(s) sem a necessidade de fazer o download.

Exemplos:

Playback

O Playback é um recurso muito interessante. Através dele podemos ver o andamento de todo o projeto por entre o tempo decorrido de trabalho no mesmo. Para ver o 'passo-a-passo' de um determinado Wave, clique no Wave que deseja visualizar e em seguida, clique no botão "Playback" que se encontra na janela que exibe o Wave. Você pode visualizar através da barra ou clicando para seguir as atualizações desse Wave.



Vídeos Relacionados